Oi! Eu sou a Bruna, head de inovação e educação da ILoveMyJob. E hoje estou aqui para falar sobre Education Recruiting.
Muitas dúvidas surgem em relação ao tema, afinal, ele não é uma estratégia, digamos, mainstream. Porém, ele tem resultados muito positivos quando falamos em atração e recrutamento. Quer saber a razão disso? Nesse artigo vou explicar tudo de uma maneira muito simples e objetiva.
O que vamos ver neste artigo:
O que É EDUCATION RECRUITING?
Education Recruiting, em uma tradução livre, basicamente significa “recrutamento por meio da educação”. E como se faz isso? Através de:
aulas abertas;
cursos gratuitos;
mentorias para variados grupos de talentos;
parceria com instituições de ensino;
universidade corporativa.
QUAL O OBJETIVO DO EDUCATION RECRUITING?
O objetivo é simples: atração e recrutamento de talentos. Sabe aquela área complicada de achar profissionais para atuar, ou aquela vaga que fica um tempão aberta?
É através do Education Recruiting que a empresa pode proporcionar uma formação aos talentos que possuem fit cultural, mas que ainda não têm todas as competências técnicas para a vaga. Ou seja, por meio do Education Recruiting, é possível disseminar conhecimento e, então, ter profissionais prontos para atuar.
Um exemplo prático disso é o case da empresa Marcopolo, que você pode conferir dando uma olhadinha nesse artigo aqui.
O EDUCATION RECRUITING TRAZ RESULTADOS?
Sim! Qualquer forma de educação traz benefícios, mas isso você já sabe. Se você prestar atenção, vai notar que as empresas já investem muito em Education Recruiting quando realizam programas de trainee e estágio ou promovem hackathons, como esse do grupo L’oréal, que já está no ar há 30 anos.
E se traz resultados, quais resultados são esses?
• Capacitação de profissionais para áreas com escassez de talentos.
Você já se deparou com uma vaga que ficou muito tempo aberta? É nesse momento que você aplica o Education Recruiting com os talentos interessados – e são essas pessoas que, depois de fazerem o curso oferecido sobre a área específica e adquirirem o conhecimento necessário, farão parte do processo seletivo dessa vaga e já terão grandes chances de contratação.
• Oportunidades para talentos entrarem no mercado de trabalho, diminuindo a desigualdade.
Oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos, a marca empregadora atinge uma parcela da população que não teve oportunidade de chegar na educação profissionalizante. Isso proporcionará estes talentos uma nova chance de entrar no mercado.
• Contribuição para a sociedade, olha o ESG aí!
O S do ESG refere-se à responsabilidade social, e qual a melhor maneira de contribuir para a sociedade senão através da educação? Com cursos profissionalizantes, mentorias, aulas abertas e parcerias com instituições de ensino, a empresa está realizando investimentos na área social e envolvendo a comunidade em ações que possuem um impacto positivo forte.
• Diferencial competitivo da marca empregadora.
Uma marca empregadora forte é construída através do relacionamento com o talento. Oferecer uma oportunidade de capacitação é uma maneira muito eficaz de criar conexão e de passar a fazer parte do dia a dia do profissional, mesmo que ele ainda não esteja trabalhando na empresa.
• Contratações mais assertivas de profissionais alinhados e apaixonados pela marca empregadora da empresa.
No parágrafo acima, falamos que a marca empregadora cria uma conexão forte com os talentos através de iniciativas de educação, o que é uma estratégia eficaz para deixá-los cada vez mais apaixonados pela empresa.
Além disso, o contato e a troca de conhecimentos são formas de acompanhar a evolução do profissional e analisar de maneira mais eficaz se o perfil dele está conectado com as oportunidades abertas.
Ou seja, temos muitos pontos positivos ao falar de Education Recruiting, já que ele é uma estratégia muito importante e eficaz, e que precisa ganhar mais força.
Por isso, a ILoveMyJob People University vai lançar o curso de Education & Inbound Recruiting (nutrição de talentos), onde vamos aprofundar o conhecimento dessas duas estratégias tão poderosas para a criação de uma marca empregadora forte e que atrai profissionais de forma assertiva.
Espero que tenha gostado desse artigo. Em breve, trago mais um assunto interessante e importante do mundo do Employer Branding!
Até mais,
Bruna