Hoje a protagonista da editoria EB Lover é a Katherine Silveira.
• Qual sua área de formação?
Sou formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
Hoje me atualizo de diversas maneiras, consumindo livros, webinars, eventos, podcasts e artigos de EB, além de conversar com vários outros profissionais da área para consolidar o meu conhecimento.
• Há quanto tempo você trabalha com EB?
Comecei a minha trajetória profissional em 2015, estagiando em Comunicação e Marketing. Na época, não conhecia o termo “Employer Branding”, já realizava diversas ações para promover o engajamento e bem-estar das pessoas colaboradoras no ambiente de trabalho. Apenas em 2019 tive a oportunidade de estudar e aprender sobre o assunto.
Em 2020, criei a área de Employer Branding na empresa que estava trabalhando e fui me aprofundando ainda mais nesse universo de marca empregadora. No ano seguinte, migrei completamente para a área de EB, me especializando nesse tema que eu tanto admiro.
• Qual empresa você trabalha hoje?
Trabalho no Pravaler, primeira fintech brasileira com mais de 20 anos de história que tem o propósito de facilitar o acesso à educação no Brasil. Já impactamos positivamente mais de 240.000 vidas e temos o sonho de ajudar 1 milhão de estudantes até 2025!
Trabalho com um time incrível que está sempre disposto a contribuir, os Pravalentes! É um ambiente super colaborativo por aqui que me incentiva a continuar aplicando os meus projetos de EB.
Você pode conhecer mais um pouco sobre a gente por aqui: https://pravaler.gupy.io/ 🙂
• Quais são as suas principais atribuições?
O meu principal objetivo no Pravaler é fortalecer a nossa marca empregadora para que a empresa seja sinônimo de um bom local para se trabalhar.
Contribuo, em parceria com o time de Recrutamento e Seleção, na atração de candidaturas que tenham fit com a empresa. Dessa forma, criamos ações e estratégias de conteúdo, gestão de redes sociais (LinkedIn e Instagram), relacionamento com universidades, comunidades técnicas e instituições parceiras para nos aproximarmos de talentos.
Também cuido da organização de meetups, participação ou patrocínio de eventos externos onde possamos divulgar a marca empregadora, além de ficar por dentro das métricas de EB e auxiliar os times de Comunicação Interna e EX nos seus projetos e tarefas: trabalhamos em conjunto para entregar os melhores resultados!
• Qual o maior case que você já trabalhou ao longo de sua trajetória?
Como falei acima, tive a oportunidade de formar a área de Employer Branding, unindo talentos de Marketing e People.
Sendo assim, construímos estratégias e ações para atração e retenção de talentos, além de um dos meus maiores orgulhos: construir e desenvolver o EVP (Employee Value Proposition) da empresa por meio de pesquisas e entrevistas com pessoas colaboradoras. Foi um trabalho que durou bastante tempo para que pudéssemos analisar todos os dados e entregar o EVP de forma completa.
• Que dica você daria para quem quer trabalhar na área?
Converse com pessoas que trabalham na área de EB, participe de eventos e crie relacionamentos profissionais com pessoas da área. Nessas conversas, já colhi muitas informações importantes que ajudam no meu desenvolvimento.
Também procure cursos e materiais sobre o assunto para que você entenda e possa escolher o melhor tipo de negócio ou produto que você tenha interesse em trabalhar.
E muita prática! Coloque todo o seu conhecimento criando ações e estratégias e lembre-se que em cada empresa, o contexto é diferente: faça testes e não desanime! Prática, para mim, é o método essencial de aprendizado contínuo. 🙂