Hoje, a protagonista da editoria EB Lover é a Verônica Perez.
Qual sua área de formação?
Sou formada em Relações Públicas pela Unesp de Bauru-SP
Há quanto tempo você trabalha com EB?
Formalmente, há cerca de 2 anos, mas comecei a estudar e desenvolver o tema desde quando estava estagiando com Employee Experience, há 4 anos. Durante meu estágio, entrei em contato com a temática de Employer Branding pela primeira vez, identifiquei a necessidade de explorar o tema na organização e iniciei meus estudos na área. Comecei os projetos pelo gerenciamento da página do Glassdoor, um dos recursos que escolhi explorar na época, e aos poucos fui desenvolvendo outros projetos na área, como desenvolvimento de EVP, formulação de Candidate Persona, campanhas para Mídias Sociais, etc.
Qual empresa você trabalha hoje?
Trabalho na NeoAssist, uma empresa de tecnologia omnichannel de atendimento ao cliente, sou Supervisora de Marca Empregadora e Diversidade & Inclusão, ingressei na empresa como estagiária e já passei pelas áreas de Employee Experience, Facilities e Recrutamento e Seleção, além das duas pelas quais sou responsável hoje.
Para saber mais sobre a Neo e conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho, acesse nossa Página de Carreiras e Mídias Sociais!
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Quais são as suas principais atribuições?
Atualmente, minhas principais responsabilidades enquanto Supervisora de Marca Empregadora e Diversidade & Inclusão são: planejamento e gestão das áreas de Marca Empregadora e Diversidade e Inclusão na NeoAssist, incluindo definição de métricas e estratégias, elaboração de novos projetos, revisão de políticas e processos, e gerenciamento do Comitê de Diversidade, visando a criação de estratégias que tornem a NeoAssist referência em Marca Empregadora e Diversidade & Inclusão para que consigamos atrair os melhores talentos e que todas as pessoas colaboradoras possam inovar e gerar valor a partir da sua realidade.
Algumas demandas que desenvolvo no meu dia-a-dia são:
Atualização das páginas de carreiras, Gupy, Glassdoor e Indeed;
Desenvolvimento e comunicação do EVP da Neo interna e externamente;
Desenvolvimento e implementação de campanhas e projetos de engajamento e comunicação de Marca Empregadora;
Apoio às jornadas da pessoa candidata e pessoa colaboradora;
Produção e gestão de conteúdos internos e externos atrelados a Marca Empregadora e Diversidade;
Análise e mensuração das ações e projetos de Marca Empregadora e Diversidade;
Incentivar e assegurar a comunicação e o relacionamento entre as áreas de Marca Empregadora, Recrutamento e Seleção, Diversidade, Employee Experience e Marketing.
Qual o maior case que você já trabalhou ao longo de sua trajetória?
O maior case que já trabalhamos na Neo foi um projeto de Employee Advocacy em conjunto com a nossa Imersão de Final de Ano, um evento interno que utilizamos para revisitar a nossa Cultura Organizacional, apresentarmos resultados e conversarmos sobre futuro.
Nossa Imersão de Final de Ano de 2021 teve como tema “Jeito Neo de Ser”, nossa grande objetivo era conversar, ao longo de todo o evento, sobre elementos e atributos que tornavam a Neo e nossas pessoas colaboradoras, que chamamos de SuperNeos, únicas. Em conjunto com toda a programação do evento lançamos a campanha #MeuJeitoNeoDeSer, em que pessoas colaboradoras eram incentivadas a compartilharem uma foto, vídeo ou texto em suas redes sociais utilizando a hashtag e falando sobre o que era o “Jeito Neo de Ser” para elas.
No LinkedIn, quase 30% das nossas pessoas colaboradoras fizeram publicações utilizando a hashtag e falando sobre o seu “Jeito Neo de Ser”. Foram 28 publicações, totalizando 1584 curtidas e 105 comentários.
Além da campanha, a hashtag #MeuJeitoNeoDeSer é utilizada até hoje nas redes sociais pelas nossas pessoas colaboradoras e perfis oficiais da NeoAssist e o slogan “Jeito Neo de Ser” passou a integrar a nossa proposta de valor à pessoa colaboradora, o EVP.
Esta é uma publicação no nosso perfil oficial que compilou alguns dos depoimentos de SuperNeos, clique aqui para acessar.
- Que dica você daria para quem quer trabalhar na área?
Acredito que 4 pontos muito importantes na jornada de quem gostaria de trabalhar com Employer Branding são: Estudos; Benchmarkings e Networking; Eventos; e Atualização constante.
Estudos – Em qualquer profissão e área de atuação os estudos são essenciais, tratando-se de EB algumas temáticas que considero fundamentais são: Branding, Comunicação Interna, Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Comunicação e Mídias Sociais. Existem portais e perfis nas redes sociais especializados na temática de Employer Branding, como é o caso da ILoveMyJob, considero um grande diferencial acompanhar os conteúdos e conhecimentos compartilhados. Além disso, os estudos podem e devem ser complementados com cursos, podcasts, webinars, artigos, etc. Ainda no que diz respeito a estudos considero essencial não apenas as temáticas específicas de EB, como também uma profunda compreensão e análise de cenário sobre o mercado de trabalho, o país em que os projetos serão desenvolvidos e os diferentes perfis de candidate personas com quem a marca gostaria de se relacionar.
Benchmarkings e Networking – Conexões e troca de experiências são tão válidas e importantes quanto estudos formais, acredito que os nossos conhecimentos podem ir muito além quando compartilhamos experiências, vivências, projetos, oportunidades e aprendizados com outras pessoas. Por isso, conecte-se com pessoas da área, convide para um bate-papo e compartilhe conhecimentos.
Eventos – Além de uma ótima oportunidade de networking, eventos de Comunicação, Marketing, RH e EB também agregam muito conhecimento através de palestras e workshops, trata-se de uma ótima fonte de atualização, pois há muitos conteúdos que compartilham tendências do mercado, novas perspectivas e dados atualizados.
Atualização constante – Por fim, não podemos esquecer que Employer Branding, assim como outras áreas, requer atualização constante, seja porque trata-se de uma área recente na qual ainda há muito o que ser explorado, mas também porque tendências, “trends” e temáticas se renovam quase que na velocidade da luz. Assim, é extremamente importante mantermos atualização constante, tendo sempre atenção às novas práticas do mundo da Comunicação, às novas tendências e necessidades do mundo do trabalho e às prioridades de futuros talentos.