Quando pensamos em cultura organizacional, é comum lembrarmos primeiramente dos valores ou propósitos, que são apenas a “ponta do iceberg”. Ao observarmos o tema como um todo, percebemos a existência de muitos outros pontos que também fazem parte disso, incluindo a forma como as pessoas se relacionam entre si, como executam o trabalho, como tomam decisões e quais comportamentos costumam tolerar, ou não. A cultura de uma empresa é como o DNA de uma pessoa: única.
Uma cultura forte precisa estar alicerçada em diversos pilares essenciais para a consolidação desse “DNA”. Colaboradores engajados, líderes que inspiram pelo exemplo e uma alta liderança que vivencia na prática o que é promovido no discurso são alguns dos pilares para manter uma base sólida. Mas, o fortalecimento não se resume a isso. Neste artigo, você conhecerá outros pontos que contribuem para esse reforço.
Recrutamento e Seleção
O processo de R&S deve focar na identificação de candidatos que não apenas possuam as habilidades técnicas necessárias, mas que também estejam em sintonia com os desafios da empresa e com a maneira como ela trabalha.
A contratação de pessoas que se conectam com a visão e os valores da organização ajuda a criar um ambiente de trabalho coeso e colaborativo, onde todos estão alinhados com os mesmos objetivos. Além disso, isso aumenta a taxa de sucesso no processo de seleção e impacta positivamente o turnover da empresa.
Cultura de intencionalidade
Uma cultura organizacional intencional é aquela em que os comportamentos desejados são claramente comunicados e reforçados. Isso inclui a maneira como a empresa lida com os assuntos internos e as mensagens que são passadas aos colaboradores.
Por exemplo, se a inovação é um valor central, a organização deve incentivar comportamentos que promovam a criatividade e a tomada de riscos calculados.
Comportamentos tolerados
A cultura também é definida pelos comportamentos que são tolerados. O que a empresa permite ou não reflete seus valores fundamentais. Comportamentos negativos ou que vão contra os valores devem ser abordados e corrigidos para evitar a formação de uma cultura tóxica.
A influência da liderança
Os líderes desempenham um papel fundamental ao inspirar e liderar pelo exemplo, tornando-se modelos de comportamento com um impacto significativo na formação e manutenção da cultura. A liderança deve estar comprometida em viver os valores da empresa e em promover um ambiente que reflita esses atributos.
“Existem apenas duas maneiras de influenciar o comportamento humano: você pode manipulá-lo ou inspirá-lo.” - Simon Sinek
Employee Value Proposition (EVP)
Cultura e EVP estão intimamente ligados. O processo de construção de um EVP consiste em extrair o melhor da cultura, aquilo que os colaboradores consideram real e vivenciam no dia a dia, para evidenciar ao mercado e atrair os melhores talentos.
Segundo a consultoria Gartner, empresas consideradas visionárias utilizam 80% dos seus esforços para cumprir suas promessas do EVP. É um grande trabalho, mas que traz muitos retornos e impacta diretamente na percepção da empresa perante o mercado.
Trabalhar cultura envolve um esforço contínuo e metas de médio a longo prazo. É um trabalho complexo e importante, que muitas vezes envolve um processo de identificação e transformação cultural, mudança de paradigma e quebra de crenças antigas, mas que está diretamente ligado ao sucesso do negócio.
Por isso, cada vez mais, o tema está sendo tratado de forma estratégica por grandes empresas, que finalmente entenderam o retorno financeiro que uma cultura forte pode proporcionar. Conte com a ILoveMyJob nesse processo de fortalecimento da cultura da sua empresa!