Cada vez mais ouvimos o termo inbound recruiting como uma estratégia crucial para a atração de talentos-chave das companhias. No entanto, muita gente ainda não compreende muito bem o que ele realmente significa e como pode ser plenamente utilizado como ferramenta de employer branding.
O inbound recruiting refere-se a estratégias usadas pelas empresas para a atração de talentos e formação de banco de currículos, de forma que potenciais candidatos busquem participar ativamente dos processos seletivos da companhia.
O primeiro passo é entender a origem do termo. O termo inbound pode ser traduzido para o português como o equivalente à expressão “de entrada”, e tem origem na logística portuária. A palavra foi originalmente utilizada para se referir aos navios ou cargas que ingressavam em um porto, enquanto o termo oposto outbound (“de saída”) corresponde àqueles que estão saindo ou sendo despachados. Ou seja, o inbound é o que vem para dentro, enquanto o outbound diz respeito ao que é enviado para fora. Essa terminologia ainda é muito utilizada pela área de logística, seja para se referir à transporte marítimo, aéreo ou terrestre, ou à entrada e saída de produtos ou serviços.
Levando em consideração esse significado, chegou a vez da área de marketing usar e popularizar o termo. O inbound marketing refere-se a todas estratégias voltadas para que o cliente busque e encontre a empresa ou o produto de forma ativa – e não o contrário. Ou seja, são ações que exploram a criação de conteúdo, mecanismos de busca, redes sociais, com o objetivo de que os clientes se sintam conectados com a marca e desejem adquirir seu produto ou serviço. Assim, o cliente naturalmente busca a empresa em função do seu interesse genuíno; e não a empresa vai atrás do cliente com propagandas ou estratégias de venda agressivas. Com o advento das redes sociais e infinitas possibilidades de interação com consumidores, tornou-se fundamental pensar dentro da lógica de inbound marketing, uma vez que o engajamento das audiências nas redes é vital para que a marca permaneça em evidência – e isso está diretamente atrelado ao nível de interesse que a companhia interage com seu público.
Não demorou muito para que a área de Recrutamento e Seleção percebesse os benefícios de se pensar sob essa perspectiva. No inbound recruiting, a empresa elabora estratégias e ações para que os talentos encontrem e tenham interesse em candidatar-se a um cargo na organização. Ao invés de postar vagas, utilizar headhunters e incentivar indicações (todas essas ações de outbound recruiting, em que a empresa vai atrás do candidato), a companhia pode gerar conteúdo relevante, promover encontros e lives com executivos, organizar hackathons ou eventos para profissionais, captando assim leads dos talentos mais alinhados com o seu negócio. Quando a vaga surgir, já haverá uma lista de potenciais candidatos que têm interesse em ingressar na empresa, tornando o processo de recrutamento mais ágil e efetivo.
Uma vez que a “guerra por talentos” torna-se ainda mais acirrada, e que o recrutamento acontece quando a empresa efetivamente tem necessidade de determinado profissional, é preciso saber diferenciar-se no mercado e buscar agilidade no processo de atrair e recrutar os melhores candidatos. Nesse sentido, o uso de estratégias inbound recruitment tornam-se uma opção indispensável para as companhias que desejam inovar e conquistar os melhores talentos do mercado.