Sabia que contratar ex colaboradores ainda é dilema em muitas empresas? Se você já teve essa dúvida, talvez esse artigo possa trazer alguns insights para essa reflexão:
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Hoje, de acordo com diversas pesquisas, é esperado que um profissional vivencie experiências profissionais em ao menos 12 empresas. Por isso, descartar a volta de um colaborador pode ser um verdadeiro desperdício nos tempos atuais.
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Se classificamos os desligamentos em involuntários (por performance ou redução de custos) e voluntários (negativos, neutros e positivos) e utilizamos esses dados para avaliar a performance da área de gestão de pessoas, então podemos utilizá-los também para nos ajudar nessa tomada de decisão, considerando cada cenário único.
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Segundo uma pesquisa americana, que analisou mais 30 mil colaboradores de uma empresa de varejo ao longo de 10 anos, os seguintes critérios devem ser levados em conta: motivos da saída anterior | tolerância ao risco | tempo para desempenho satisfatório | estabilidade.
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Conclusões importantes da pesquisa: os funcionários que retornaram e haviam se desligado voluntariamente por motivos neutros ou positivos performaram mais rapidamente no 1º ano do retorno do que profissionais promovidos internamente ou contratados pela primeira vez. Já a taxa de turnover foi maior entre os colaboradores que estavam na empresa pela segunda vez. Colaboradores que retornaram devido a uma segunda chance (desligamento por desempenho) tiveram performances na maioria das vezes ruins como na primeira experiência.
Confira abaixo o gráfico que mostra o resumo do estudo publicado na Harvard Business Review: